segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pacing

Você já deve ter ouvido por aí as seguintes palavras: pace ou pacing. Mas o que significa isso?? Quando aplicado a corrida essas terminologias da língua inglesa denominam o que chamamos de ritmo de corrida, geralmente isso é expresso em minutos por quilômetro, e também pode ser entendido como a estratégia de prova adotada (pacing strategy). Mas você sabia quais são os tipos de pacing que existem? E como fazemos para treiná-lo? Agora que sabemos o que é pacing, vamos responder as questões acima e realizar uma breve discussão acerca desse tema.
 
Inicialmente, toda estratégia empregada em determinada competição depende de múltiplos fatores, como experiência prévia do atleta, temperatura da competição ou treino, altimetria, distância, motivação etc. Evidências científicas sugerem que todo esse comportamento de regular o ritmo em competição é regulado pelo cérebro de modo a evitarmos uma condição de fadiga em treino e competição (St Clair Gibson, 2006).

Um artigo de 2006 de Alan St Clair Gibson e colaboradores apresentam abaixo uma figura no qual mostram as estratégias de pacing que existem quando realizamos atividade como a corrida.
Diferentes estratégias de pacing utilizadas pelos atletas: (a) largada em intensidade máxima; (b) largada lenta; (c) ritmo constante e (d) estratégia variada. Extraído de St. Clair Gibson (2006).

A estratégia A é típica daquele momento em que realizamos uma largada muito forte e nosso ritmo vai caindo do começo ao final da treino/competição. A figura B é o inverso da primeira, no qual largamos como uma velocidade lenta e terminamos o mais forte possível. A estratégia C nos mostra uma estratégia de pacing constante, no qual o ritmo não varia. E a figura D mostra uma estratégia no qual o inicio é forte, logo depois o ritmo cai e permanece constante até que no final da prova o ritmo aumenta novamente (sprint final).

De todas as estratégias existentes acima, a mais utilizada é a ultima (D), no qual geralmente com a empolgação da largada de uma competição saímos mais forte, mas logo depois ajustamos o ritmo para ser mais lento e com a aproximação do final da competição ou treino voltamos a aumentar o ritmo novamente. A maioria dos atletas de elite utiliza essa estratégia de corrida de forma a ir minando aos poucos os adversários até que se sobressaia um vencedor.

Após a descrição dessas quatro estratégias você deve ter se identificado com alguma delas, é a partir disso que você deve pensar em seus treinos, e programa lós de acordo com ela, mas ressaltamos também que você deveria vivenciar as outras estratégias, para isso utilize treinos específicos que simulem essas quatro condições e sempre procure perceber como você se comporta nas diversas estratégias de corrida.

Caso queiram conhecer mais como acontece e como são reguladas essas estratégias, sugerimos ler o artigo que utilizamos como base nesse texto. 
Enviem sua sugestão para nós e continuem nos acompanhando, agora com postagens todas as segundas e sextas feiras.

Abraço e bom treino a todos!!!

 Referência
ALAN ST CLAIR GIBSON; ESTELLE V. LAMBERT; LAURIE H.G. RAUCH et al. The Role of information processing between the brain and peripheral physiological systems in pacing and perception of effort. Revista Sports Medicine. Volume 36. 2006.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

(Re)começar

Olá Pessoal,

Há poucos meses anunciamos que esse blog seria retomado, com publicações de notícias e informações acerca do mundo da corrida e sobre nossa equipe LABEX UNICAMP, contudo imprevistos surgiram e não tivemos tempo de escrever as matérias.
 
Mas como sugere o título dessa reportagem nunca é tarde para recomeçar, e é por isso que estamos convidando novamente a vocês à acompanharem as publicações desse blog a partir desta segunda.
 
Antes de começar qualquer discussão convidamos vocês a conhecer os tópicos HISTÓRIA E PESQUISA e NOSSA EQUIPE, pois lá vocês terão informações de quais são os atletas que treinam conosco e como surgiu a equipe de corrida do LABEX.
 
A partir dessa segunda voltaremos com tudo, com publicações semanais, todas segundas e sextas feiras. Queremos fazer desse blog um meio para que vocês atletas saibam do que acontece com vocês durante seus treinamentos e competições, para isso abordaremos tópicos como treinamento, fisiologia, nutrição, estratégias de provas, biomecânica, notícias etc. Tudo isso é voltado para auxiliar vocês no treinamento para que sempre alcancem suas metas e objetivos.
 
As discussões abordadas por nós, terá o mesmo caráter científico que realizamos nossas pesquisas, traremos a vocês informações de como a literatura científica aborda determinado assunto. E nessa segunda falaremos sobre pacing, aliás você sabe o que é isso?? Já ouviu falar?? Como isso se aplica em sua prática???
 
Ficou curioso? Aguarde até segunda. Envie também sugestões para nós acerca de temas que você tem interesse em saber sobre corrida.