domingo, 31 de janeiro de 2010

Férias, Descanço, Início de ano... É HORA DE PLANEJAR!

Depois das festas, férias e o descanço merecido...
É hora de nos reencontrar e PLANEJAR o ano de 2010!

Qualquer empresa, família, escola, ou órgão público iniciam seus anos com o bom e velho PLANEJAMENTO. Nesse planejamento deve constar as METAS para o ano. E para que seja possível alcançar esse metas, deverão ser diagnosticados a ESTRUTURA, LOGÍSTICA e INVESTIMENTOS necessários para um ano ÓTIMO, de DESENVOLVIMENTO e SUCESSO. 














No treinamento esportivo não é diferente, o planejamento que também pode ser conhecido como PERIODIZAÇÃO, é algo essencial para se alcançar os objetivos traçados para uma temporada de treinamento e competições.

A Periodização é um processo metodológico e científico que auxilia o atleta a atingir o alto nível de treinamento e desempenho. É a ferramenta mais importante para o treinador conduzir os treinamentos bem organizados, eliminando a aboradagem empírica, aleatória e sem objetivo (Tudo O. Bompa, 2002).

Ao contrário do que muitos imaginam, a periodização não é um método atual, segundo alguns manuscritos, surgiu com os treinamentos dos gregos muito antes do nascimento de Cristo. Com as Olímpiadas (que em grego, é o significado, é algo que vai acontecer de 4 em 4 anos) o planejamento (ou a periodização) também era realizado para a disputa dos Jogos Olímpicos. Mas foi no perído da Guerra Fria, onde a poderosa URSS, popularizou a Periodização, e com os estudos (coordenados por grandes nomes do treinamento esportivo, como Zatiziorski, Matveev, Verkoshanski,...) e aplicação dos treinamentos com seus atletas obteveram exito na maioria das competições.

Atualmente, a visão da Periodização, não se resume apenas a equipes e atletas de alto nível, mas também a equipes e atletas amadores, ou qualquer indivíduo que tenha objetivos dentro da prática de atividades físicas e esportes. Resumindo, assim como qualquer empresa, o planejamento (a periodização) é essencial e é para todos! Independente de nível de aptidão, idade, ou atividade que pratica.

Dentro da periodização é importante determinar objetivos claros, de longa, média e curta duração, determinado, onde se quer chegar!

Portanto, os primeiros passos no início do ano, são:

- Determinar um CALENDÁRIO;

- Determinar e Organizar a ESTRUTURA do treinamento (a PERIODIZAÇÃO);

- Realizar AVALIAÇÕES (comparar com o desempenho da ano anterior, principalmente descobrir o tamanho do estrago das Festas de Final de Ano...rs);

- Determinar HORÁRIOS, ESTRUTURA FÍSICA e INVESTIMENTOS para os treinamentos (apesar de serem fatores simples, podem fazer a diferença na Organização);

Depois disso, é hora de treinar... Muito suor, muita concentração, muita organização, muita reposição e muito descanso, são essenciais para alcançar os objetivos traçados para o ano.

E que venha 2010!

Cooooooooooooooooooooorre Unicamp!

Nenhum comentário: