HISTÓRIA E PESQUISA


A Equipe LABEX Atletismo surgiu em 2002, idealizado pela Profa. Dra. Denise Vaz de Macedo (coordenadora do LABEX) e pela Profa. Dra. Vera Regina Toledo de Camargo (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - LABJOR). Como idéia principal, a Equipe Labex Atletismo teria como objetivo criar uma estrutura de aprendizado prático, que possibilitasse aos alunos do LABEX um complemento em seus currículos ao executarem funções de treinadores, pesquisadores e divulgadores científicos de uma equipe de corrida de rua amadora. Desta forma o projeto vem a preencher as premissas da Universidade, que é gerar conhecimento através da pesquisa, da docência (ensino) e da divulgação do saber (extensão). Na ocasião a Equipe LABEX Atletismo seria formada apenas por funcionários (que mais adiante, seriam denominados de “funcionários-atletas”) da Unicamp. O projeto começou com quatro atletas (Nadir Camacho, Silenício Vicente dos Santos, Aristides Bianchi e Edvaldo Teixeira). Para a surpresa das professoras, Dra. Denise e Dra. Vera, o projeto não só favoreceu o conhecimento prático dos alunos do LABEX, como também acabou trazendo benefícios para os funcionários participantes, em saúde, dedicação, determinação e melhor desempenho tanto nas corridas e treinamentos como no trabalho. Dessa forma, no objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos do LABEX e os benefícios da corrida para outros funcionários, a Equipe LABEX Atletismo passou a vários atletas, atualmente temos 12 atletas (veja na página Nossa equipe).

De 2002 até hoje, além de proporcionar o conhecimento prático aos alunos do LABEX, o projeto proporciona aos funcionários participantes a possibilidade de realização de treinamentos acompanhados e individualizados, acompanhamento nutricional e psicológico, exames de sangue, treinamento de força (musculação), teste de VO2máx, avaliação física e aulas de consciência corporal (Lian Gong em 18 terapias). Uma estrutura profissional multidisciplinar, do nível de equipes profissionais para atletas amadores. Veja adiante a matéria da Revista O2 publicada em abril de 2009,
http://sistemas.rei.unicamp.br/ggbs/pdf/labex.pdf 
e na Revista Contra-Relógio em dezembro de 2010,
http://revistacontrarelogio.com.br/materia/corredores-de-laboratorio/.














 
Toda essa estrutura tem como objetivo preparar os atletas para as principais competições de corrida de rua e pista da região, do Estado, do Brasil, como as: Corrida de São Silvestre, Corrida Integração, Meia-Maratona de Campinas, Meia do Rio de Janeiro, Meia Maratona de SP, Maratona de SP, Volta da UNICAMP, Corrida Boldrini, Sargento Gonzaguinha, Campeonatos Estaduais e Brasileiros de Atletismo Master de pista,...

Mas para manter essa estrutura é necessário apoio financeiro nos custeios com os uniformes, inscrições e transporte para as competições. E nesses 8 anos de existência, o projeto da equipe LABEX Atletismo teve apoio da Adunicamp (2002-2003), do Banco Nossa Caixa (2006-2007), e GGBS (2006, até os dias atuais). Em 2006, na formalização da parceria com o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), órgão ligado a reitoria da Unicamp, o projeto passa a ser denominado de: “Programa de Incentivo ao “Funcionário-Atleta”: Equipe Labex / GGBS / Unicamp”.


 
A partir desse momento os “funcionários-atletas” passam a contribuir também como voluntários de pesquisas científicas propostas pelos pesquisadores do LABEX. De 2006 a 2010 foram desenvolvidos, apresentados e publicados, os seguintes trabalhos:
Ø  2004-2005 – Projeto de Iniciação Científica:Análise crítica das metodologias de treinamento utilizadas em uma equipe de atletismo para fundistas e meio-fundistas e um estudo de caso com intervenção direta na metodologia de treinamento de maratonistas”. Candidato: Thiago Fernando Lourenço.
Ø  2007-2009 – Dissertação de Mestrado:Correlação entre Ponto de Compensação Respiratório e Desempenho em Corredores de Rua”. Candidato: Thiago Fernando Lourenço.
Ø  2008 – Projeto de Doutorado:Análise Bioquímica e Fisiológica do Treinamento para melhorar o desempenho em corredores amadores”. Candidato: Lucas Samuel Tessutti
Ø  2008 – Congresso: “A Qualidade de Vida através do Esporte (Equipe: Labex / GGBS / Unicamp). II Simtec, Simpósio Interno de Trabalhadores da Unicamp, 2008.
Ø  2008 – Congresso:Effects os a training season of master runnerson maximal and sub-maximal prescription parameters”. First International Meeting in Exercise Physiology, São Carlos.
Ø  2010 – Congresso: “Programa Multidisciplinar voltado para funcionários corredores: energia para o trabalho, para a corrida e para a vida”. III Simtec, Simpósio Interno de Trabalhadores da Unicamp, 2010.
Ø  2010 – Publicação de Artigo:Reproducibility of an incremental treadmill VO2max test with gas exchange analysis for runners”. The Journal of Strength and Conditioning Research. Vol. 25 - Issue 7. p. 1994-1999. 2011.

Ø 2011-2012 – Projeto de Iniciação Científica: “Efeito da determinação da pausa no treinamento intervalado de corredores amadores baseado notempo máximo de remoção de lactato”. Candidato: Carlos Eduardo da Silva.

 

Toda a estrutura e controle dos treinamentos e avaliações permite que outros pesquisadores possam utilizar desse grupo para realizar seus experimentos. Veja alguns exemplos abaixo:

















Além do retorno nas pesquisas científicas, os funcionários também têm um retorno quanto à promoção de saúde, qualidade de vida, bem-estar, tanto na vida quanto no trabalho.














Veja por exemplo como ficaram os parâmetros de colesterol total (e suas frações) de nossos “funcionários-atletas”, no primeiro semestre no ano de 2010.


 
E todo o trabalho também reflete nos resultados nas provas e competições, como por exemplo, as conquistas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master de Pista, em 2009 e 2010, pódio (5Km) na categoria geral na Corrida Integração de 2010, terceiro lugar geral de octetos masculino na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de 2011, além de outros grande resultados.


Maratona Pão de Açúcar de Revezamento - 2011


Nesse período o Programa de Incentivo ao “Funcionário-Atleta” também foi notícia em vários meios de comunicação. Veja algumas dessas notícias:

Veja todas as notícias postadas pelo site do GGBS: