Recentemente vi dois documentários, que mostravam o dia-a-dia de atletas destas cidades. O primeiro documentário realizado pela SPORTV, canal brasileiro, foi até a capital da Jamaica, Kingston, acompanhar a rotina do campeão olímpico Usain Bolt. Já o outro documentário realizado pelo CANAL+, televisão espanhola, foi até à cidade de Eldoret, no Quênia, para ver a rotina dos melhores maratonistas do mundo, incluindo o recordista mundial da maratona, Patrick Makau. Farei uma breve discussão do conteúdo apresentado nesses documentários.
A primeira diferença encontrada nessas duas cidades é em relação aos centros de treinamento, enquanto no Quênia a pista de atletismo utilizado pelo campeão mundial dos 800m em 2011, David Rudisha, é uma pista de terra batida sem demarcação alguma de raias, a pista jamaicana é composta pelos melhores materiais disponíveis atualmente, com uma novíssima pista disponível para atletas como Bolt e seu companheiro de treino Yohan Blake.
À esquerda Makau atingindo a melhor marca da maratona. À direita Usain Bolt e o record mundial dos 100m |
Um comentário:
Excelente post e documentário, mostra que temos condições mais que suficientes de progredir, basta trabalhar corpo e mente.
Postar um comentário